sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Parà tèn doxán


Estava empenhado trabalhando no meu canto. Veio um colega de trabalho me mostrar umas fotos da ultima edição da revista Trip. A princípio só vi a foto em si. Um senhora de 72 anos, Vera Barreto,foi motivo de muitas risadas entre meus colegas de trabalho. Realizou um ensaio digamos sensual em plena idade. Uma atitude de coragem pra mim. Acredito que ali esperavam a minha aprovação do rídiculo daquela senhora. Uma demonstração de preconceito sem dó nem piedade.Como fênix, os preconceitos renascem das cinzas. São como a gripe: sutis, podem ser combatidos, porém difíceis de ser erradicados...fiquei perplexo com atitude de todos ali. Fico me questionando como somos cruéis em relação ao diferente.

A mercantilização da aparência humana descobriu o elixir da eterna juventude. Fortunas são movimentadas para prolongar a nossa juventude ou, pelo menos, a ilusão de que ela é perene: cirurgias plásticas, academias de malhação, pílulas energéticas, bebidas revitalizadoras, alimentos dietéticos etc. Assim, a velhice ganha, aos poucos, o estigma da vergonha, como se as rugas fossem cicatrizes socialmente inadmissíveis, os cabelos brancos, sinais de degradação, a aposentadoria, ociosidade vergonhosa, as limitações próprias da idade, incompetência. Neste ensaio o que eu vi foi a realidade tal como ela é. Vi o tanto que é belo em aceitar os traços da nossa natureza. Coragem,ousadia e uma mulher que continua a frente do seu tempo. Espero poder comprar essa revista para publicar algo a respeito...



Nenhum comentário: