quinta-feira, 7 de maio de 2009

Complete sua vida e morra na hora certa!

Era sempre numa tarde de domingo, quando minha vó me ensinava como reverenciar e celebrar a vida. Para ela era preciso apenas a vontade de viver. A vontade por si só bastava. Assim aprendi a viver. Nas rodas de bate papo no colégio sempre havia alguém que me perguntava se tinha medo da morte. Logo dizia medo não, mas certo receio de morrer sentindo dor, agonizado. Meu sonho era morrer dormindo como se a passagem fosse tranqüila sem muito pesar. Minha Dona Carmelita sempre dizia: Hoje está ruim e cada dia vai piorar até o pior acontecer. Viva o melhor possível e, só então morra. É engraçado, mas nos últimos 15 anos não foi bem assim.

Não tenho mais sossego, há anos que a humanidade está pra morrer. O perigo começou com a doença da vaca louca passando pelo bug do milênio,parou no aquecimento global, voltou na gripe das aves e agora estacionou na gripe suína e ainda por cima mexicana. Arriba! A vida despreocupada terminou; mesmo que hoje estamos vivemos mais e melhor tememos a nossa destruição física, por mais modernos e entediados que somos. Já não é o bastante morrer dentro dos nossos carros, nos ônibus, na rua, na praia, num matagal distante da cidade, na queda de um avião ou mesmo em casa em paz, é preciso morrer coletivamente. Parece que estão planejando isso. O tsunami veio e arrastou milhares de pessoas e há quem diga que a culpa foi da natureza se rebelando contra nós. Bin Laden enviou aviões para amedrontar a humanidade. É preciso morrer coletivamente e morrer em casa tranqüilo é quase que um luxo. É preciso não se alienar com isso. Eu que não tenho medo disso tudo fico pensando até que ponto vai tudo isso e concordando com Nietzsche: “Quem tem um porque viver pode suportar quase qualquer como”,. A mídia assusta a gente com essa vontade de vender notícia...a morte é parte da vida . A morte é o que permite essa aventura, sem a morte, num sentido de perda total da consciência, do ego e do desligamento dos laços que mantinham a unidade corpórea e seu funcionamento, nunca poderíamos estar em devir. Complete sua vida antes que seja tarde!

Nenhum comentário: