quarta-feira, 20 de março de 2013

Morre Emílio Santiago

"Vai minha estrela, iluminando,
Toda esta cidade, como um céu de luz neon
Seu brilho silencia todo som"


Desde que soube da notícia que ele estava internado fiquei cantarolando baixinho todos os dias a caminho da faculdade a canção "Saigon". Uma forma de enviar a minha energia pra esse, que pra mim, é uma das grandes vozes do mundo. No fundo, eu tinha a certeza que ele não iria morre. Uma pessoa tão forte, tão melódica e tão entregue na forma de cantar não morreria assim. Jurava que ele iria levantar, sacudir a poeira e daria a volta por cima.

Tenho um orgulho danado dele ser brasileiro. Fica aqui meu desabafo e meu pesar...

 Acho que o Brasil é um país que não elege bem seus grandes cantores. Emílio não teve o prestígio que merecia. Não teve o espaço que deveria ter ( o mesmo digo de Elza Soares). Nada a favor dos americanos, mas acredito que se esses dois negros cantores  fosse de lá, o  mundo todo saberia da força que existe  no cantar, da pureza de um canto limpo, cheio de expressão e de luta.

Meu tio ouvia Emílio bem alto nas tardes de domingo, aquele Lp dele que estourou quando eu tinha apenas 10 anos (Aquarela Brasileira ). Aquilo me soava muito bom, aquilo sempre me pareceu bem claro, uma forma de cantar que me fazia entender exatamente o que ele cantava. Gosto de cantores que cantam e a gente entende perfeitamente, cada palavra dita dentro da melodia. Não a toa sou João Gilbertiano. Gosto dessa clareza. E Emílio não deixava a desejar. Fazia bonito, cantava em bares e boates, tinha pista de cantor.

E sempre tive dúvidas se a melhor voz do Brasil era de Milton Nascimento  ou de Emílio Santiago. Isso sempre... Questionava sem entender o porque ele não era tratado como um grande crooner. 

Tive o prazer de assistir um show dele aqui em Salvador. E fico muito feliz de ter tido a oportunidade vê-lo cantar. E tive o desprazer hoje, quando na sala, meu professor de assessoria informou da morte deste Grande Cantor. Chorei baixinho e sai mais cedo da sala...Hoje a noite, irei comprar um vinho e vou ouvir incansavelmente essa canção que postei logo acima. É  lindo  perceber que os olhos de Emílio se enchem de água de tamanha emoção...Hoje vai ser uma noite mais que especial e que Deus conforte sua família grande Negro e Grande Interprete do Brasil.


"Agora não dá mais
Já tô curtindo o azul, eu sei
Que o tempo vai nos engolindo"

Nenhum comentário: