sábado, 20 de abril de 2013

Para meu sobrinho Rafael

O primeiro sobrinho homem da família. O nome desse cara é Rafael. É um dos grandes homens que já conheci na vida. Dono de uma delicadeza que se esconde dentro do homem que ele vem se tornando. E esse homem vem boicotando o menino que se esconde diante de tantas provas idiotas imposta pelo sistema. De ser forte, sarado, o mais bonito da turma, o mais inteligente, o mais bem influente do grupo, aquele que tem roupas de grife e carro potente. Essas ideias que a  publicidade oferta a todos os jovens como o meu sobrinho  o Rafael. Essa limitação de ter para pertencer. É o seu olho que vê, você precisa estudar para ter a ciência e a sofisticação de encontrar beleza nas coisas, como cita o Caio Fernando Abreu:

Olha, sabe duma coisa que eu aprendi? O segredo do belo está aqui, oh. Na sua cuca, no seu olho que realmente vê, dentro de você. Se você souber olhar as coisas dum jeito mágico,tudo fica mais bonito!

Não quero lhe condenar pelos caminhos que, acredito, tens tomado. Quero estender a minha mão, que sempre esteve longe, não para lhe segurar,mas simplesmente para estar perto, para lhe chamar pra tomar um chopp, fazer uma caminhada na praça da liberdade, para ir ao estágio ver o seu Galo jogar, mesmo eu sendo Cruzeiro ou mesmo passar uns dias em Salvador comigo.Tudo isso  pra lhe ver feliz e lhe mostrar que essas coisas todas são grandes  bobagens. Que o que fica na vida mesmo é o amor. Que não encontramos nas festas, que não se encontra dentro de um copo de uísque ou qualquer bebida que vá lhe roubar o fígado. O amor não está presente no carro, no bairro chique em que você mora. O amor não é matéria. É sentimento Rafa. O amor não está presente nas drogas. Essa fuga que vem em forma de consumo, remédio para aplacar nossa aflição de sermos super heróis da modernidade. Todos nós somos mais fortes que essas drogas. Existimos antes e não é justo deixar com que ela nos cegue a esperança de que é possível. De que suas promessas são melhores do que os prazeres de um vida simples. Tudo um dia vai passar por um filtro, Rafa,  um filtro seletivo, que ficará  apenas as coisas e as pessoas que realmente contam.

Descobri que podemos ser fracos e viver da simplicidade das coisas. E é justamente isso que declaro hoje à você. Estendo a minha mão de longe e sinta-se apoiado quando precisar.

Ah se tu soubesses como és tão grandioso sendo o Rafinha. 

"Há sempre o momento de pedir ajuda, de se abrir, de tentar sair do buraco. Mas, antes, é imprescindível passar por uma certa reclusão. Fechar-se em si, reconhecer a dor e aprender com ela. Enfrentá-la sem atuações. Deixar ela escapar pelo nariz, pelos olhos, deixar e...la vazar pelo corpo todo, sem pudores. Assim como protegemos nossa felicidade, temos também que proteger nossa infelicidade. Não há nada mais desgastante do que uma alegria forçada. Se você está infeliz, recolha-se, não suba ao palco. Disfarçar a dor é dor ainda maior."
Martha Medeiros





Nenhum comentário: