sábado, 6 de junho de 2009

Isso é pra te levar no ilê




Estive no bairro da liberdade pra uma festa do bloco ilê aye. Não posso deixar de relatar minha imensa alegria de estar no meio da negrada linda. Um povo extremamente dançante e de fazer delirar. As mulheres com as maos nas cadeiras e swingando com leveza e beleza. É bonito de ser ver... é uma bela festa. Fiquei extremamente emocionado com o movimento deles. A valorização da cultura negra através da musica e da dança. Quando vier a Salvador, nao deixe de visitar o Ilê, não deixe de conhecer o badauê...nao deixe de acreditar que a arte e a educação vão mudar o mundo. Lembrarei sempre do calor e do brilho nos olhos do povo. E tudo que senti esta muito vivo dentro de mim. Tem cheiro,cor,gestos,jeitos e música. E vai parecer rídiculo o que vou dizer agora, mas naquela noite a minha alma negra aflorou.


Foi visitando o Ilê que pensei sobre o meu olhar vesgo e ambíguo para com o negro no Brasil. Descrever esses belos adjetivos é uma forma de mascarar o preconceito que ainda existe.


Às vezes, até parece que o essencial é fugir à questão verdadeira: ser negro no Brasil o que é?


Trata-se, na realidade, de uma forma do apartheid à brasileira, contra a qual é urgente reagir se realmente desejamos integrar a sociedade brasileira de modo que, num futuro próximo, ser negro no Brasil seja, também, ser plenamente brasileiro no Brasil. É que tudo possa continuar a ser festa com todas as suas cores!!!






.........................................................................................


O Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro de Salvador, lançou no dia 30 de maio, o seu tema para o Carnaval 2010: “Pernambuco, uma nação Africana”.



Nenhum comentário: