domingo, 29 de maio de 2011

Qual o nome desse gesto?

Lizie é a moça que trabalhar na limpeza da empresa onde trabalho. Adoro gastar meu tempo com ela, no quartinho de limpeza dela conversando assuntos do cotidiano. Ela adora falar dos filhos e as peripécias que os filhos cometem. Sinto-me mais humano toda vez que saio do seu quartinho.

Nas conversas inteligentes que tenho com meus amigos, tudo é muito sofisticado, arrojado, com cheiro de perfume importado e lugares e roupas da moda. Gosto e me divirto muito, mas com Lizie não há essa pretensão de ser inteligente apesar de que as nossas conversas acabam sendo também inteligentes: o verbo é solto, vem de qualquer jeito, os adjetivos são inventados na hora e não deixa de ter um contexto. Não me esforço pra falar com Lizie, apenas pra ouvi-la sorrindo com os olhos. Disposição total em ficar ali naquele quartinho apertado ouvindo.

Outro dia comentei com ela que estava com um problema pessoal; casa completamente desorganizada e armários bagunçados em casa. E que toda vez que tenho armários desorganizados isso se estende para minha vida no trabalho. Comentei que ando sujando tudo, que a pia lá de casa tava com problemas, que havia uma mancha de perfume no chão. Relatei a zona que estava o apartamento e que não sabia como começar a limpar tudo. Daí ela que nada tem haver com meus problemas começa a montar uma estratégia pra resolução do mesmo. Ela sem sequer me julgar diz que vai dar um jeito e que é pra eu começar a pensar em outras coisas, porque aquilo poderia deixar na mão dela. Senti-me uma formiga diante desta prestação de solidariedade da parte dela.

Não pretendo dizer que meus amigos tenham que vir aqui e limpar minha casa e muito menos dizer que eles não têm valor e que apenas Lizie tem os maiores gestos do mundo. Relato o valor do gesto genuíno e do cuidado que às vezes as pessoas simples tem conosco. E nos arrebata e nos levam ao chão com o generoso gesto. Depois de realizado toda a tarefa eis que ela diz pra mim e diz:

_ Tinha um dinheiro sobre a mesa e apesar de achar que era pra mim, quero lhe dizer que não peguei. Eu fiz porque queria fazer e por gostar de você. Enfim é isso.

Nenhum comentário: